terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval regado a cd vazado

Carnaval acabando, quarta-feira de cinzas na porta... Acho que já dá pra fazer um balanço desse feriado. =D

De festa carnavalesca mesmo, só fui em uma, no sábado. Acho que não sou muito ligado em carnaval, prefiro viajar. E como não viajei pra nenhum lugar esse ano, o carnaval pareceu mais um mero feriado prolongado.

Ao invés das marchinhas típicas ("Se você quer que a Gina vá embora... Vá, Gina! Vá, Gina!"), passei o carnaval escutando alguns cds novos que caíram na rede nos últimos dias.

No lugar das baterias de escola de samba, optei pelas batidas do novo álbum do U2, que está sensacional!

Cada vez que escuto, percebo novos detalhes e passo a curtir mais esse trabalho.
Um cd refinado e digno da discografia da banda irlandesa.

Músicas como Magnificent e a faixa-título No Line On The Horizon nasceram pra ser hino! Sério! Vão funcionar muito bem nos shows ao vivo. =D

Já no lugar das mulatas brasileiras do nosso carnaval, o destaque se voltou pra loira americana Kelly Clarkson. Assim como aconteceu com o U2, ela teve seu novo e aguardado álbum vazado na internet na véspera do feriadão.

No caso dela, até descobriram a fonte do vazamento: o iTunes da Noruega (loja virtual de música). Depois que o cd escapuliu antes do tempo, ele se espalhou pelo mundo na mesma hora (e viva à Internet).

O cd, como já se esperava, marca o retorno da Kelly ao bom e velho pop/rock comercial. E é um álbum bem grudento (no bom sentido). Dá pra escutar várias vezes sem enjoar...

Além dessa trilha sonora vazada, esse carnaval 2009 também foi regado a muito cinema (inclusive teve a premiação do Oscar, totalmente ignorada pela Globo esse ano... hunf) e conversa jogada fora...

E num estalar de dedos, o feriado passou bem rápido. E eu quase nem vi passar =D.



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Novo álbum do U2 vaza na internet

Bom, ninguém escapa! Essa semana caiu na internet o novo álbum do U2, chamado "No Line On The Horizon", que tem lançamento previsto para o dia 03 de março.

Mas engana-se quem acha que Bono e cia. ficaram p*tos com o vazamento.


Segundo Bono, esse é um tipo de problema maior para artistas novos. Ele explicou que pra bandas consagradas, com base fiel de fãs, não há problema, pois os fãs sempre compram os discos. Sem contar que cd não é a única forma de lucrar com o trabalho - também existem as turnês, onde U2 sempre foi bem sucedido.

E Bono está coberto de razão. Os fãs de verdade - e no caso da banda irlandesa, são muitos - podem até ter baixado o cd, mas já estão com o álbum comprado em pré-venda. Eu mesmo não aguentei a curiosidade e fui escutar o álbum... mas ainda assim eu vou adquirir minha cópia quando o cd sair. =D

Sobre o novo álbum: quem tava esperando por algo mais comercial, pode ficar um pouco decepcionado... No Line On The Horizon definitivamente é menos comercial que os 2 álbuns anteriores do grupo irlandês.

Mas nem por isso deixa de ter a cara da banda. O novo trabalho, por várias vezes, nos remete a álbuns antigos da banda, especialmente alguns da década de 80.


Os grandes destaques do cd ficam por conta de Magnificent, Moment of Surrender, I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight, Stand Up Comedy e a faixa-título No Line On The Horizon.

O primeiro single, Get On Yout Boots, ainda não me desceu completamente... Acredito que se a música fosse um pouco mais agitada, seria melhor.

Aliás, faltam músicas agitadas nesse álbum, que investe mais em sonoridades midtempo e baladas.

De qualquer forma, esse novo álbum do U2 é um trabalho agradável de se escutar. Dificilmente vai emplacar algum hit, mas deve vender horrores.

Ah, e a capa do álbum mudou um pouquinho... tiraram aquele sinal de = que tinha antes...


PS: eu até disponibilizaria um link pra baixar aqui... mas estão deletando os links a todo vapor. =/


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lucrando com o Grammy


O Grammy 2009 rolou nesse último domingo e, a essa altura, todo mundo já deve saber quem foram os vencedores desse ano.

O legal do Grammy é que, além de prestigiar o trabalho de alguns artistas, também ajuda muita gente a dar um up nas vendas. Até o momento, os que estão se beneficiando mais são o grupo Coldplay, a cantora Adele e a dupla Robert Plant & Alison Kraus.

Coldplay, vencedor de melhor álbum rock e canção do ano (Viva La Vida), está vendo sua música mais famosa retornar ao top 10 songs do iTunes. O mesmo acontece com o cd, que ressurge no top 10 álbuns, garantindo mais uma graninha no bolso da banda. E olha que o álbum já era o mais vendido de 2008...

Enquanto isso, a novata Adele começa a vender como nunca, graças ao prêmio de artista revelação. Sua música mais conhecida, Chasing Pavements, já tinha obtido boa visibilidade ano passado, mas com certeza a música vai ficar mais popular a partir de agora. Que isso se reflita em dinheiro no bolso pra Adele, pois a gordinha não pode viver só de elogios. =D


Mas os grandes vencedores da noite foram Robert Plant & Alison Kraus. Até acho compreensível que alguém não conheça a Alison, afinal, country não é popular por aqui. Mas desconhecer Robert Plant é quase imperdoável (pra que não sabe, ele era integrante do Led Zeppelin).

Dessa união pouco provável, saiu o cd Rasing Sand, que abocanhou 5 prêmios Grammy, dentre eles álbum do ano e gravação do ano (Please Read The Letter). E, como não poderia deixar de ser, a vitória na premiação tá fazendo a dupla lucrar bastante nessa fase pós-grammy, de acordo com o iTunes.

O som da dupla inusitada é bem agradável, mas quem não curte a sonoridade country, aconselho a nem perder tempo baixando... O maior destaque mesmo fica pra Rich Woman, que parece uma música tirada de algum filme do Quentin Tarantino (isso é um elogio!), e que ganhou o Grammy de Melhor Interpretação Pop em colaboração.

Dos não-indicados, que só foram no Grammy cantar e se promover, o mais beneficiado está sendo o rapper T.I., que ao lado de Justin Timberlake cantou seu novo single Dead and Gone. A música já tava indo bem, mas o Grammy foi o empurrãozinho final pra música deslanchar de vez.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Franz Ferdinand: rock pra dançar

Se alguém ainda acha que só dá pra dançar com música pop ou eletrônica, é bom rever seus conceitos.

Existem várias bandas de rock que fazem um som tão dançante que é quase impossível escutar sem balançar pelo menos alguma parte do corpo. E um exemplo bem claro do que estou falando é o grupo escocês Franz Ferdinand.

Apesar de rock, as canções da banda funcionam muito bem pra uma festa. Uma festa pra gente de bom gosto, óbvio. =D

Dono de sucessos dançantes como Take Me Out, The Dark of The Matinée, Michael e Do You Want To, o Franz Ferdinand continua nessa linha "indie rock dançante" e acaba de lançar o seu terceiro álbum de estúdio, chamado "Tonight: Franz Ferdinand".

E esse álbum acabou virando vício à primeira ouvida =P

Desse novo trabalho, os grandes destaques são Ulysses, o primeiro single, No You Girls (a minha favorita, por enquanto), e faixas como Turn It On, Bite Hard, Live Alone e What She Came For. Mas o álbum tem várias músicas legais, e vale a pena conferir esse trabalho. Quem tiver curiosidade em ouvir, é só CLICAR AQUI e o resto fica por sua conta. =D

O primeiro single, Ulysses, é uma música meio dark, mas com uma batida envolvente. E o clipe é bem maluco, com algumas cenas BEM esquisitas, quase beirando o psicodélico. Um dos vídeos mais interessantes que vi recentemente.

Veja o clipe abaixo e confira a maluquice da banda...






terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sara Bareilles: pop de qualidade

Muita gente acredita que música pop é sinônimo de porcaria. Pra essas pessoas, o cenário pop é recheado de músicas descartáveis, artistas sem talento e letras fracas e muitas vezes sem sentido algum.

Sem entrar muito no mérito da questão, o fato é que REALMENTE há muito artista ruim nesse meio. Entretanto, se há alguém que não se encaixa nessas idéias pré-concebidas, esse alguém é a cantora americana Sara Bareilles.

Pianista e compositora, Sara faz música pop de altíssima qualidade, com letras inteligentes e inspiradas. E, além de tudo, canta bem pra caramba ao vivo.

Em 2007, ela lançou seu primeiro álbum oficial, chamado Little Voice, e chamou atenção com o seu single Love Song. Pelo título, alguém poderia desconfiar de que se tratasse de mais uma canção besta falando de amor. Mas Sara vai além do óbvio e a letra da música, na realidade, é uma alfinetada bem inspirada contra a sua gravadora, que na época fazia pressão pra ela escrever algo mais comercial.

Com a crítica disfarçada de música de amor, Love Song chamou a atenção e fez sucesso pelo mundo.

Em 2008, Sara lançou o single Bottle It Up, que aqui no Brasil integrou a trilha sonora da novela A Favorita (a música tocava quando a mulher do prefeito pulava a cerca com o amante dela HAHAHAH).

Já esse ano, Bareilles está lançando a balada Gravity, e por causa dessa novidade resolvi dar um destaque a ela no blog, pois ela merece. O álbum Little Voice é um dos melhores que descobri no ano passado, recheado de música bacana como Vegas, One Sweet Love e Morningside - além dos singles já citados.

O clipe de Gravity, lançado essa semana, você confere logo abaixo...