Ultimamente, eu venho sofrendo de uma certa nostalgia pelos anos 90. Relembro com carinho alguns momentos de escola, sinto saudades dos desenhos e programas de TV que eu acompanhava, tenho vergonha alheia pelas roupas que usava... Enfim, um verdadeiro saudosismo.
Todo mundo costuma falar isso sobre a época em que viveu - especialmente a época de juventude e aborrescência -, mas os anos 90 foram, de fato, uma ótima época pra se ter vivido. Especialmente no quesito música.
Não querendo desmerecer o atual cenário musical, que continua trazendo coisas interessantes, mas a década de 90 foi bem prolífica no quesito qualidade e novidade nas músicas. Foi uma época em que ainda se tentava inovar e criar novos gêneros, ao invés da tendência atual de beber da fonte do passado e misturar estilos já existentes.
Com essa nostalgia em mente, acabei desenterrando muita música daquela época. E de tanto relembrar o passado, finalmente aconteceu: fiz meu primeiro mixtape flashback dos anos 90! =D
Meu hábito de (ainda) fazer mixtape não é novidade alguma pra quem passa por esse blog. Mas, pela primeira vez, resolvi compartilhar o tracklist da minha coletânea.
Uma boa forma de resgatar o passado e reativar na memória alheia alguns clássicos adormecidos...
MIXTAPE ANOS 90
* PARA OUVIR A MÚSICA E ASSISTIR AOS CLIPES, BASTA CLICAR NO NOME DE CADA MÚSICA, QUE UMA NOVA JANELA SE ABRE *
1 - New Radicals - You Get What You Give
De radicais eles não tinham nada (o radicalismo da banda consistia em fazer bagunça no shopping hahahaha), mas essa música é um clássico! O New Radicals surgiu do nada e explodiu com essa canção. Mas quando iam lançar o segundo single, o vocalista sofreu de frescurite aguda e encerrou o grupo, alegando que não tinha saco pra fama.
2 - Semisonic - Closing Time
Essa música estava adormecida no meu hipocampo, até que eu voltei a ouvi-la num programa de rádio, pouco tempo atrás. Desde então, venho escutando Closing Time direto. Um grande sucesso na época e acredito que seja o maior hit da banda (que também teve o hit Secret Smile).
3 - Foo Fighters - Learn To Fly
Falar de rock nos anos 90 e não mencionar Dave Grohl é quase um sacrilégio. Além de ter sido membro do Nirvana, que dispensa apresentações, também fundou os Foo Fighters, que fazem sucesso até hoje. Complicado escolher só uma da banda, mas optei por Learn To Fly, que é bem radiofônica e agrada todo mundo =)
4 - Aerosmith - Pink
Escolher apenas uma do Aerosmith foi complicadíssimo. A banda possui grandes hits, como Crazy, Cryin', I Don't Want To Miss a Thing... Mas acabei evitando as baladas e optei por Pink, que é mais animada e combina com o resto dessa compilação. Lembro que a música tocou MUITO por aqui, e o clipe até hoje é divertido de ver. E a gaita do início já vale por toda a música.
5 - Meredith Brooks - Bitch
Pra dar uma variada e colocar um vocal feminino na lista, nada melhor que pegar uma cantora bem resolvida, que não teve problema em se auto-titular como "vadia" heheh. Na verdade, a música não tem nada de depreciativo; fala sobre as várias facetas de uma mulher, de uma forma bem honesta. Tocou bastante na época e envelheceu muito bem (a música e a cantora rs).
6 - Alanis Morissette - You Oughta Know
Apesar da Alanis ter vários clássicos nos anos 90, não tive dúvida em optar por You Oughta Know. A música deu origem a um gênero da época - o das cantoras com atitude e/ou pagando de revoltadas. Enquanto muitas cantoras falavam sobre sofrimento com o término de relacionamento, Alanis mandava o ex praquele lugar. Marcou e criou tendência.
7 - Bryan Adams - The Only Thing That Looks Good On Me Is You
O Bryan Adams provavelmente é mais lembrado por suas baladas, mas essa canção é muito bacana! Um pop/rock com leve influência country, a música fez bastante sucesso pela Europa e o clipe rodou muito na MTV. Fiquei feliz em dar um jeito de enfiar o Bryan na lista, sem quebrar a sonoridade "pra cima" da coletânea =P
8 - Sheryl Crow - All I Wanna Do
Essa é uma das músicas mais cool da Sheryl e uma das suas assinaturas. Existe algo melhor do que uma música que diz "tudo o que quero fazer é me divertir um pouco... e eu acredito que não sou o único(a)"?
9 - Sublime - What I Got
Alguém se lembra deles? heheheh. Autores de clássicos como What I Got e Santeria, o grupo foi um bom representante do movimento ska que teve na década. O grupo só não foi pra frente porque o vocalista morreu de overdose logo no começo do sucesso da banda, provocando seu fim. Coisas da vida...
10 - Sugar Ray - Every Morning
Sugar Ray bebia um pouco da fonte do ska, mas tinha uma sonoridade mais pop, como essa música comprova. A banda fez bastante sucesso e eu tinha um certo desprezo pelo vocalista, que era bem metidão e se achava. Mas a banda tem músicas bem agradáveis e isso que importa, no final das contas.
11 - Smash Mouth - All Star
All Star é tão clássica que meu chefe tinha ela como toque de celular até ano passado (quando ele trocou por I Gotta Feeling hauahaua). Smash Mouth era uma banda bem divertida, com músicas sempre animadas e clipes engraçados. Outra bem bacana deles é Walking on The Sun.
12 - Fastball - The Way
Essa música é uma verdadeira pérola! Tinha esquecido completamente da sua existência, mas fiquei muito feliz de ter me reencontrado com ela heheeheh. Lembro que fez bastante sucesso na sua época e o clipe é bem "bacanudo". Esse é o tipo de música que vale a pena retirar do baú =)
13 - Sixpence None The Richer - Kiss Me
Grande clássico, foi tema de 9 entre cada 10 casais apaixonados hehehe. Essa música tocava em todo canto, seja em filmes adolescentes ou seriados tipo Dawson's Creek. Canção extremamente agradável e que não enjoa nunca. E o clipe tinha umas 325 versões diferentes (mas todas mostravam o grupo no banquinho da praça hahah)
14 - The Cardigans - Lovefool
Essa banda sueca tem ótimas músicas voltadas pro rock (My Favourite Mistake é clássica!), mas não teve jeito: o maior sucesso incontestável do grupo foi o single mais pop de todos. Lovefool tocava em tudo quanto é canto, e até foi recentemente sampleada numa música pelo Justin Bieber (atual queridinho das adolescentes). A original é infinitamente melhor, óbvio.
15 - Jamiroquai - Virtual Insanity
Eu adorava tudo o que dizia respeito ao Jamiroquai. Desde as músicas, até o estilo malucão do vocalista, que sempre usava algo esdrúxulo na cabeça e tinha um jeito engraçado de dançar. Fora os clipes, que eram sempre legais de ver. Em especial o de Virtual Insanity, cheio de truques de câmera que impressionam até hoje.
16 - The Wallflowers - One Headlight
Grande banda dos anos 90, o vocalista, Jakob Dylan, era filho de ninguém menos que Bob Dylan. O grupo tem canções que eu ouço sempre, como 6th Avenue Heartache e o cover de Heroes (do David Bowie). Mas acredito que One Headlight seja a mais famosa deles, além de ter vencido um Grammy na categoria melhor canção rock.
17 - Blind Melon - No Rain
Quem não lembra da garotinha fantasiada de abelha no clipe dessa música?? heheehe. A banda sumiu do mapa em pouco tempo, mas eles ainda conseguiram emplacar esse clássico, que vez ou outra aparece em trilha de seriados ou filmes.
18 - Counting Crows - Mr. Jones
Essa música tocou tanto, mas TANTO, que eu passei anos sem ouvi-la, não suportando-a mais. Porém, o tempo passa e com ele vai a saturação. Hoje em dia, já consigo ouvir a música tranquilamente. E ela é, incontestavelmente, um dos grandes hinos da década de 90.
19 - Oasis - Don't Look Back In Anger
Um mixtape sobre anos 90 e eu deixaria o Oasis de fora? Mas nunca! Deixei a banda justamente pra encerrar a coletânea com chave de ouro. Foi meio complicado decidir qual usar, mas Don't Look Back In Anger me traz boas lembranças da minha pré-adolescência. Até hoje lembro da galera do colégio cantando essa música em um grande coro. Marcou demais!