
Olha, isso que eu posso chamar de um verdadeiro achado!
Enquanto muitos começaram o carnaval baixando a música da Liga de Justiça (que é trash e eu até gosto hahah), aproveitei pra ouvir o "The Defamation of Strickland Banks", segundo álbum de um tal de Plan B, que eu já havia ouvido falar muito bem a respeito.
Como sei que ele é completamente desconhecido aqui, deixe-me fazer a devida apresentação: Plan B é um rapper britânico que, num surto de ousadia e criatividade, resolveu lançar um álbum inteiramente voltado pro soul.

Se esse contexto parece meio esquisito, tudo fica bem explicado ao se ouvir o álbum: o cara teve uma ideia boa e arriscada, que poderia ter comprometido a carreira dele, mas soube executá-la de forma genial.
Misturando um soul com influências de rock e com direito a alguns raps em uma faixa ou outra, o trabalho se destaca facilmente das músicas "lugar comum" que costumamos ouvir nas rádios. Não é à toa que foi um dos 5 álbuns mais vendidos em 2010, no Reino Unido.
O projeto é bem ambicioso: além da mudança brusca de estilo (que não fez muita diferença pro público, já que o cara nem era famoso antes), o álbum conta uma história linear de um personagem fictício, chamado Strickland Banks.
As faixas vão narrando desde a ascensão do sujeito, passando por festas e excessos, terminando na prisão do cara por um crime que ele não cometeu.
É bem interessante ver o mundo criado pelo Plan B. É quase um filme musical sobre a vida de um cantor de soul, que comete erros na sua escalada pra fama e acaba indo pra cadeia injustamente, embora não fosse santo.
O mais legal é que os clipes foram lançados aleatoriamente, contudo, se colocados na ordem certa, contam uma história linear, bem parecida com a do álbum (mas não exatamente igual).
Como eu sou gente fina e quero divulgar o trabalho do cara, vou entregar tudo mastigado e compartilhar os vídeos na "ordem certa".
Vale muito a pena gastar uns minutos pra apreciar esse ótimo trabalho! Recomendo sem ressalvas!

THE DEFAMATION OF STRICKLAND BANKS
PARTE 1: Introdução
MÚSICA: Stay Too Long
Esse clipe serve como introdução ao mundo do tal Strickland. Ele mostra o cantor de soul se preparando pra um show, enquanto vemos a vida de festas na qual ele tava inserido, se divertindo com amigos e conhecendo mulheres.
PARTE 2: Vida pessoal
MÚSICA: Writing's On The Wall
Aqui, nós vemos o Strickland finalmente entrando no palco. Ao mesmo tempo, conhecemos a vida pessoal dele. Basicamente, ele é casado com uma mulher, mas não lhe dá a devida atenção, preferindo farrear mundo afora e esquecendo do jantar que combinou com ela.
PARTE 3: Começo da queda
MÚSICA: Love Goes Down
Strickland se apresenta num programa de TV. Ao mesmo tempo, vemos ele e sua esposa em conflito nos bastidores. Nota-se que a relação está esgotada e o cara já tá agindo como estrela mal criada. No final, ele é abordado no programa por policiais e é preso.
PARTE 4: Julgamento e Condenação
MÚSICA: She Said
O clipe mostra Strickland num interrogatório e num tribunal. Flashbacks mostram o cara com uma morena, que já era vista nos clipes acima, e depois ela no tribunal, acusando-o de algo que não ocorreu (subtende-se que seja estupro, embora ele só tenha dado o fora nela). No final, ele é condenado.
PARTE 5: Prisão
MÚSICA: Prayin'
Aqui começa a fase de agonia do Strickland: condenado injustamente, ele se vê preso e envolto a criminosos. O clipe mostra as confusões que ocorrem ali e o desespero dele. Escrevendo a respeito, a coisa parece tensa e sombria, mas o clipe e a música até dão uma aliviada no tema.
PARTE 6: Reflexão
MÚSICA: The Recluse
Continuando o drama acima, vemos Strickland encarcerado numa solitária da prisão, onde ele começa a relembrar a vida lá fora e como ela já estava se deteriorando. O vídeo meio que faz um balanço geral da história, mostrando tanto o ante e depois da condenação injusta.
Eu ouvi dizer que Plan B pretende lançar um sétimo vídeo. Não sei se é verdade, mas vai ser interessante ver onde ele será encaixado nessa história.
Assistam e apreciem esse bom trabalho! É sempre legal ver artista tentando fazer algo diferente, pra variar do marasmo.
E procurem o álbum, pra conhecer o projeto na íntegra!