sábado, 20 de junho de 2009

A Evolução de Paolo Nutini

Nascido na Escócia (apesar do nome parecer italiano heheh), Paolo Nutini é um jovem cantor que surgiu no cenário musical em 2006.

Na época com apenas 19 anos, ele chamou a atenção da crítica e público por uma característica distinta: com um timbre peculiar, ele soava BEM mais velho do que sua idade real; Entretanto, seu estilo descolado (e descabelado) era compatível com sua pouca idade, o que o transformava em um cantor de destaque entre os demais.

Com voz e imagem singulares, Nutini ganhou o Reino Unido com seu primeiro álbum, These Streets (2006). Recheado de música pop de altíssima qualidade, o cd vendeu feito água no deserto, emplacando singles como Last Request, Rewind e New Shoes.

Com a carreira indo muito bem, era de se esperar que ele fosse lançar um segundo trabalho rápido, aproveitando o embalo do sucesso. No entanto, desejando alçar vôos maiores, Nutini resolveu sumir um pouco e amadurecer sua música.

Após alguns anos, o jovem cantor, agora com 22 anos, finalmente lança seu novo e aguardado trabalho, chamado Sunny Side Up (2009).

NOVO ÁLBUM, NOVOS RUMOS

Este segundo álbum marca a evolução de Paolo como artista. Após ter feito um trabalho bem pop e "comercial" no cd anterior, dessa vez o escocês dá um salto mais ambicioso e surge com um trabalho mais pessoal.

Marcado pelo folk rock, Sunny Side Up traz faixas que parecem ter saído diretamente da década de 60. Além disso, o timbre de voz do Nutini, que já era bem peculiar, ganha novos contornos, lembrando, inclusive, o lendário Bob Dylan em algumas faixas.

Essa mudança radical, obviamente, corria sérios riscos de não agradar o público conquistado com o primeiro cd.

Felizmente, o risco valeu a pena: lançado no começo de junho, o álbum estreou em #1 no Reino Unido, recebendo vários elogios da crítica e de fãs. E, pelo andar da carruagem, o novo trabalho irá vender tão bem quanto o primeiro. :)

Amadurecido artisticamente, Paolo chega à fase adulta como um grande artista, com ousadia o suficiente para trilhar novos caminhos na carreira.

Enquanto alguns cantores temem mudar e ficam estagnados, repetindo sempre a mesma fórmula, Paolo evolui e segue fortalecendo seu nome no mercado fonográfico.

OS PASSOS DA EVOLUÇÃO

Embora Sunny Side Up seja um trabalho mais elaborado e mais "adulto" que o These Streets, Paolo Nutini já fazia música boa desde o começo.

1 - O pontapé inicial

Primeiro single do álbum de estreia, Last Request é até hoje a música de maior sucesso do cantor, tendo alcançado o #5 no UK e emplacado em inúmeros países, inclusive aqui no Brasil (a música tocava direto numa novela das 9 heheh).

O clipe você confere logo abaixo:



2 - A consagração

Após lançar Jenny Don't Be Hasty e Rewind, Nutini escolheu a música New Shoes como quarto e último single. Nessa época, ele já era um artista consagrado no Reino Unido e fechava com chave de ouro o primeiro trabalho.

O clipe, que eu disponibilizo aqui embaixo, mostra bem o estilo jovial e cool do cantor, até então sua marca registrada:



3 - A evolução

Candy é o primeiro single do novo cd e já aponta para uma nova sonoridade no trabalho do escocês. Embora diferente dos singles anteriores, Candy é igualmente brilhante, senão melhor (sim, eu estou completamente viciado na música heheh)

No clipe ele aparece mais amadurecido, porém continua com seu estilo despojado:



3 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar e lido algo sobre o Paolo, mas as vezes não dou muita bola e não baixo.

    Last Request ouvi em algum lugar da vida, não lembro onde e gosto dela.
    Gostei bastante de New Shoes, tem uma melodia gostosinha demais.

    Agora... que mudança pra Candy hein? Parece outro músico. Não sei se gostei, tõ em dúvida. Vou ouvir mais vezes, mas definitivamente ele tem uma voz e timbre interessante.

    For the record, estou considerando não ler mais esse blog, só pq fico querendo ouvir mais e saio baixando tudo quanto é album. hahaha =P

    ResponderExcluir
  2. hauahauahau

    continue lendo... seu gosto está melhorando heheheh

    ResponderExcluir
  3. Gosto do Paolo porque ele tem uma voz diferente isso que o torna interessante, em seu novo albúm Coming up easy é a melhor, arraza!!!

    ResponderExcluir