domingo, 14 de fevereiro de 2010

Vídeos criativos: Alphabeat

Num feriado dominado por marchinhas de carnaval - mais sobre esse feriado do carnaval num futuro post - tive a grata surpresa de descobrir uma banda interessantíssima, chamada Alphabeat.

E com ela, veio a ideia de criar uma série de tópicos temáticos, destacando a criatividade em forma de vídeo.


De origem dinamarquesa, o sexteto de "cútis branca" (como diria o saudoso Caco Antíbes) já chama a atenção pela proposta: liderados por um cantor e uma cantora, o grupo tem forte influência dos anos 80 e 90, mas são bem "mudernos". E possuem clipes bem criativos, que saltam aos olhos.

Impossível escutar a banda e não lembrar da época em que você passava as tardes vendo filme no "Cinema em Casa" do SBT ou na "Sessão da Tarde" da Rede Bobo... Todas as músicas parecem retiradas daqueles filmes que marcaram a minha, a sua, a nossa infância e adolescência. =P

Mas antes que eu desvie o assunto e isso vire um tópico pra babar o ovo do grupo, voltemos a proposta inicial: vídeos criativos.

Assim como quase todo mundo que cresceu vendo MTV na década de 90 e boa parte do começo desse século, eu sou daquele tipo de pessoa que fica vidrado em vídeos bem bolados e inovadores.

Além de ser um fascínio aos olhos, eles também são um estímulo à mente - o que é sempre algo bom.


Hoje em dia, infelizmente, os cantores e bandas estão meio relapsos, e a gente conta no dedo os clipes que realmente prestam. Por isso, quando vejo algo recente e interessante, acabo atribuindo-lhe o devido valor.

Alphabeat - muito bom esse nome! - é uma banda bem criativa com seus vídeos, mas tem um em especial que salta aos meus olhos: o vídeo de What Is Happening.

O clipe possui uma produção modesta, que consiste basicamente na banda e um grupo de pessoas em um grande galpão, mas o charme do vídeo reside nas cenas em que todo mundo começa a formar palavras que estão na música, tipo essa:


Na realidade, esse tá longe de ser o primeiro vídeo do mundo a mostrar palavras sendo formadas por gente. Mas o diferencial está na execução.

Ao longo do vídeo, enquanto escutamos a banda tocar essa agradável canção, os "dançarinos" vão fazendo várias coisas diferentes, e cada palavra vai tomando uma forma e estilo diferente.

Um esforço que acaba compensando pelo resultado final: você sente vontade de ver o clipe várias e várias vezes.





Enfim, o vídeo só comprova que uma ótima ideia, quando bem executada, vale mais do que um vídeo mega produzido.

E a música é tão gostosa de se ouvir que fica quase impossível não apreciar tudo heueheu

Confiram, então, o clipe de What Is Happening... E procurem os outros vídeos da banda, que são bem legais também (destaque pra Fascination, 10.000 Nights, Boyfriend, The Spell e Hole In My Heart... ou seja, tudo deles! huahauahau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário