segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Noel, o irmão Gallagher mais talentoso


O finado Oasis foi um dos maiores grupos na década de 90 e começo do século 21. Com grandes sucessos em seu repertório, o trunfo da banda consistia em unir dois grandes talentos, oriundos da mesma família: Liam e Noel, também conhecidos como os irmãos Gallagher.

Embora eles fossem pedantes e dotados de um ego inflado - Chegando ao ponto de se auto-proclamarem a melhor banda desde os Beatles - o fato é que os irmãos deixaram um legado admirável no cenário rock, cravando seu espaço no mundo da música.

Com o término do grupo, em virtude das incansáveis brigas entre Liam e Noel, cada um seguiu seu rumo, investindo em novos projetos.

O primeiro disparou na frente e montou uma nova banda, chamada Beady Eye, que equivale a um Oasis sem Noel, pois todos os membros já passaram pelo extinto grupo. O segundo, por sua vez, investiu em um projeto inteiramente solo, chamado Noel Gallagher's High Flying Birds, cujo primeiro álbum chega às lojas em outubro.

E só de ouvir as músicas divulgadas até o momento, dá pra constatar um detalhe que sempre foi uma incógnita, mas que agora fica mais claro: Noel é o irmão Gallagher mais talentoso.

Não que Liam seja carente de talento. Imortalizado como a voz principal do Oasis, ele também é um ótimo compositor e faz bonito a frente do Beady Eye. No entanto, ao ouvir o projeto solo do Noel, percebe-se que a grande essência do Oasis estava nele.

Com o Noel Gallagher's High Flying Birds, o irmão mais velho, sozinho, consegue fazer um projeto superior ao do irmão caçula, que conta com a antiga trupe.

Os defensores do Liam podem argumentar que Noel é o irmão menos inventivo, por soar demais com o Oasis mesmo após o término do conjunto. Mas o fato é que tanto o High Flying Birds quanto o Beady Eye lembram a falecida banda, sendo que Noel se sai consideravelmente melhor em compor músicas mais marcantes.

Com a divertida "Death of You and Me", a agitada "AKA... What a Life!" e a belíssima "If I Had a Gun", Noel mostra que ele, no fundo, foi o grande compositor por trás do Oasis e continua a esbanjar talento para criar músicas marcantes e envolventes.

Beady Eye nos deu um bom trabalho no começo do ano, com o álbum "Different Gear, Still Speeding", que contém a incrível "The Roller", que escutei repetidamente até enjoar. Contudo, o Noel Gallagher's High Flying Birds nos deu um dos melhores álbuns de rock de 2011.

Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário