segunda-feira, 27 de abril de 2009

Duffy: descoberta tardia

Até um tempo atrás, eu tinha uma certa implicância com a Duffy (pra não dizer preconceito). Lançada no começo de 2008, essa cantora nascida no País de Gales me soava como uma jogada oportunista da gravadora dela.

Tendo surgido 1 ano após a explosão mundial da Amy Winehouse, ela parecia uma espécie de cantora pré-fabricada; um produto manipulado para aproveitar a onda de sucesso da Amy (e do estilo retrô que havia ganhado força com a Winehouse).

Por causa disso, eu passei um bom tempo conhecendo apenas Mercy - uma música que eu acho que todos conhecem hehehe. Embora seja muito bacana, Mercy não me fazia procurar o resto do trabalho da cantora.

Mas o tempo passa. E a percepção muda.

Recentemente, me deparei com o clipe de Warwick Avenue - outro single da Duffy - e a música acertou em cheio o meu ouvido! Achei a canção tão boa que, depois de tanto tempo, resolvi baixar o álbum inteiro e dar uma chance à coitada.

E, para minha surpresa, Rockferry (2008) me agradou bastante. Agradou ao ponto deu exclamar "por que eu não escutei isso antes?" hauahauahua.

De parecido com a Amy Winehouse, somente a idéia de misturar uma sonoridade retrô com algo moderno. As semelhanças acabam por ae. Enquanto a Amy segue uma linha mais jazz, a Duffy segue uma linha mais pop. E enquanto a Amy tem um estilo mais "porra louca", a Duffy tem um estilo mais feminino.

Normalmente eu prefiro escutar vocais masculinos e bandas, mas o timbre peculiar da Duffy me conquistou =D

Aliás, não só a mim: Rockferry foi o cd mais vendido no UK em 2008 e, até o momento, já vendeu mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo.

Recentemente, o trabalho ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop no Grammy 2009 (curiosamente, a Winehouse ganhou esse mesmo prêmio ano passado hauahauhau).

Vencido o preconceito contra a cantora, agora Duffy já tá na minha lista pessoal de cantoras favoritas =D

OS SINGLES

1 - Mercy

Tecnicamente, o primeiro single foi a música-título Rockferry. Mas a canção fez tão pouco barulho que eu nem vou mencioná-la aqui hehehe

O sucesso da Duffy se iniciou mesmo com Mercy, que ficou estourada em 2008. Bem animada, a música pegou #1 no UK e foi a forma ideal de apresentar a cantora ao mundo. Na dúvida entre colocar o clipe americano ou o clipe europeu, optei por um live bem maneiro:



2 - Warwick Avenue

Vindo logo após o sucesso de Mercy, essa balada não fez feio e pegou #3 no UK. É a minha favorita do álbum e uma das canções mais bonitas que já ouvi. Como o clipe é meio paradão (apesar de bonito), vou colocar um live também:



3 - Stepping Stone

Uma outra balada bem bonita do cd. Não teve o mesmo impacto de Warwick Avenue, mas é tão boa quanto. Bem, eu desisti de vez dos clipes e vou postar outro live hahaha:



4 - Rain On Your Parade

No final do ano passado, o Rockferry foi relançado numa versão Deluxe, recheado de novas faixas (aliás, o álbum acabou virando duplo). Pra comemorar o relançamento, Rain on your Parade - uma das novas músicas - virou single. Só pra manter a lógica do post, ae vai mais um live:



Recomendo muito esse álbum para quem ainda não ouviu. Ele é bem redondo, sem ficar cansativo ou monótono. E algumas faixas (Serious, Distant Dreamer, Fool For You e Stop, pra citar algumas) são tão boas ou até melhores que os singles.


5 comentários:

  1. de fato, grande artista e grande albúm

    ResponderExcluir
  2. Cara, gostei muito do seu blog, parabéns!
    Queria saber se vc já ouviu o novo trabalho da cantora Pink, eu acho ela muito boa, pois suas canções algo a falar, seja uma crítica as patricinhas como em Stupi Girls a falar mal do presidente bush em dear Mr. president.
    Se não for pedir muito, pode fazer uma ao cd?
    vlw!
    Mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Post novo! \o/ Não tinha visto...
    Huum vanda1...
    [i]Até um tempo atrás, eu tinha uma certa implicância com a Duffy (pra não dizer preconceito)...[/i]
    ... E depois de ver e ouvir todos os vídeos, não tenho mais implicância ou preconceito, mas a voz dela não me ganhou.
    Adoro pq sempre 'experimento' uns que tenho implicância, mas a Duffy não passou no ISO. :P hahaha

    Até o próximo post [e que seja em breve né? kkk]

    ResponderExcluir
  4. taaaaaaaaaaaaradoooo =DD \o/
    eu baixei o cd exatamente por causa de warwick avenue
    huauhahuahuhauhu
    nem lembro mais como que eu fui achar essa mulher só lembro que foi amor a primeira escutada [?] pela warwick
    uhauahuahuauhhauuahuau
    blog lindo!!! uhauhahuu *-*
    =*

    ResponderExcluir
  5. "Agradou ao ponto deu exclamar 'por que eu não escutei isso antes?'"

    naum seria interrogar??
    rsrs

    mas bacana o blog. e ela eh demais msmo!

    ResponderExcluir