domingo, 26 de julho de 2009

Halo X Already Gone

É bem comum ver artistas diferentes lançando músicas muito parecidas. Às vezes isso ocorre por causa do produtor (que é o mesmo pra ambas as músicas), ou então por pura falta de criatividade mesmo.

Recentemente, um caso que vem chamando bastante atenção é a semelhança entre Halo, da cantora norta-americana Beyoncé (que tá tocando em Caminho das Índias e virando febre aqui no Brasil) e Already Gone, balada recém lançada pela também norte-americana Kelly Clarkson.

Ambas escritas e produzidas pelo mesmo sujeito (Ryan Tedder, o vocalista da banda OneRepublic), a similaridade chega a ser absurda: com a exceção da letra, a melodia é MUITO idêntica.

Mesmo a música da Beyoncé ser mais puxada pro R&B e a da Kelly mais pro pop, é bem fácil cantar a letra de uma em cima do instrumental da outra.


Nessa situação, quem sai ganhando é a Beyoncé. Halo está no álbum I am... Sasha Fierce (2008) e virou single primeiro, no começo de 2009, ganhando o mundo e já sendo facilmente reconhecida pelas batidas.

Already Gone faz parte do álbum All I Ever Wanted (2009) e só agora está sendo lançada como música de trabalho, meses depois de Halo ter caído no ouvido do povão.


O curioso é que Already Gone foi escrita e produzida antes, mas não tem jeito: lançou primeiro, o que vem depois parece cópia...

HALO

Halo é, na minha humilde opinião, uma das melhores canções da Beyoncé. Além da batida marcante (e que se repete em Already Gone) a letra da música é bem bonita.

Pro povo que não fez cursinho de inglês (ou que nunca presta atenção na letra... heheh), aí vai o clipe com legenda em português, pra ajudar a compreender a música:




ALREADY GONE


Apesar do fardo de ser parecida com Halo, a música da Kelly também é muito maneira.

Pra ser bem justo, Already Gone possui elementos próprios na melodia, que não existem na música da Beyoncé. Mas as similaridades acabam falando mais alto e fica quase impossível não notar o ritmo parecido.


Pra quem não conhece ainda , aproveita e dá uma olhada no vídeo da canção, que acabou de ser lançado.



Already Gone tem uma letra muito boa. Se a gente tirar a superprodução (que é o detalhe que torna a música parecida com Halo), dá pra notar melhor como a música é ótima.

Aqui vai uma apresentação ao vivo da música, em versão acústica, que mostra bem como a música não precisa das batidas de Halo pra se tornar legal...



Aliás, essa versão acústica combina mais com o clima da música... às vezes menos é mais (e ainda evita as coincidências heueheuheu)

No final das contas, o Ryan Tedder foi bem cara-de-pau em ter vendido a mesma melodia pra duas cantoras diferentes gravarem...

6 comentários:

  1. eu prefiro 'halo' pois o arranjo original de 'already gone' é muito chato, por isso que kelly vive mudando o arranjo nas apresentações ao vivo... mas eu gosto mais da kc!

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça não conhecia a música "Halo" quando ouvi "Alredy Gone", só quando a confusão surgiu eu percebi como realmente são parecidas, neste caso, eu acho que "Halo" é um pouco, mas só um pouco, melhor que a outra, mas no geral Kelly Clarkson mandou ver no novo CD, principalmente nas músicas "Cry", "Impossible" e "If No One Will Listen". Na minha opinião, se Beyoncé não remexesse as cadeiras como ninguém seria só mais um rostinho bonito na música.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Beyoncé também canta muito... são duas ótimas cantoras, mas em estilos diferentes

    No quesito melodia, eu gosto mais de Halo... a batida de Already Gone cansa um pouco (gosto mais da versão acústica)

    Mas no quesito letra, acho Already Gone melhor... Apesar da letra de Halo ser bonita também

    ResponderExcluir
  4. Ai que babado virou essa história né? Ryan é meu queridinho, mas viajou ao produzir duas músicas iguais. E outra, eu no lugar da Kelly, mesmo se já tivesse Already Gone produzida, batia o pé e não deixava colocar no álbum, pq 'Halo' já estava rolando quando o CD dela foi lançado.

    Bom... ela são bem parecidas mesmo, gosto das duas e não sei classificar qual a melhor, pq as vozes são diferentes, então...

    Humm, Beyoncé não seria só um rostinho bonito pq ela canta muito, inclusive penso que as músicas em que ela dança é que são um 'algo mais', pois ela teria um estilo parecido com o da Jennifer Hudson só com as músicas lentas.

    Thi, você poderia colocar o que o Ryan falou em sua defesa pq perdi e já nem sei onde achar! haha Eu mereço, sou assídua! :P kkkk

    ResponderExcluir
  5. "as vezes, menos é mais" ... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!! Na minha opiniao, esse enxame todo é pura bobagem o que importa é que already gone é uma musica linda e é nisso que as pessoas deviam prestar mais atenção.


    Gostei do Blog, naum deixe de postar !

    ResponderExcluir
  6. concerteza halo é melhor,para começar o arranjo de halo é otimo, já o arranjo de ALREADY GONE não está em sinttonia.

    ResponderExcluir