domingo, 19 de dezembro de 2010

James Blunt: um cantor pra amar ou odiar


James Blunt é o tipo de cantor com quem não existe meio-termo: Ou você ama as composições e a voz do cara, ou você detesta com todas as forças a voz "enjoada" e as músicas "melosas" do sujeito.

Curiosamente, lembro bem como o conheci: assistindo a um filme-pipoca no cinema (E Se Fosse Verdade, com Reese Whiterspoon e Mark Rufallo, bem legal), começou a tocar uma música muito bonita e eu tratei de pesquisá-la depois.

O problema é que a p*rra da música não estava na trilha oficial do cd, e eu custei a descobrir... Mas até que um dia a canção caiu no meu colo: era nada menos que You're Beautiful, aquela balada que veio a estourar em todo canto e o lançou no mundo.

Em poucos anos, James gravou seu nome na mente do público, especialmente aqui no Brasil, com uma ajudinha da Rede Globo.

Virando uma espécie de rei das novelas, James foi emplacando uma música atrás de outra (quem nunca ouviu o "rauuuuu-uuuuuuuulllll" de Same Mistake, né? hahaah).

Entretanto, com o sucesso, veio o ódio: tocado à exaustão, muita gente começou a pegar abuso da cara. E desde então ele segue com uma legião de odiadores.

Os comentários negativos, na sua maioria, se referiam ao estilo "emo chorão" do Blunt, e suas músicas melancólicas regadas a um timbre "enjoado".

Mas após passar anos ouvindo a mesma ladainha, James Blunt resolveu inovar e ressurgiu com um novo trabalho, surpreendendo quem estava acostumado com suas baladas melosas.

SOME KIND OF TROUBLE


Some Kind of Trouble, terceiro álbum na carreira do cantor, segue uma linha bem diferente de seus trabalhos anteriores - o bem-sucedido Back to Bedlam (2005) e o ótimo All The Lost Souls (2007).

Após fazer dois cds bem parecidos, que seguiam uma linha mais melancólica, Blunt ressurge com um trabalho mais leve, com músicas mais animadas e um clima mais positivo.

É óbvio que no meio tem aquelas baladas típicas, que levaram o sujeito à fama, mas é inegável que esse trabalho tem uma visão diferente.

Na realidade, depois de tanto "choramingar" em suas músicas, Blunt parece estar mais relaxado, talvez em um ótimo momento pessoal. E isso se reflete nas letras e na melodia.

Some Kind of Trouble acaba sendo um trabalho agradável do início ao fim. Achei bem melhor que o All The Lost Souls e ainda estou decidindo se é melhor que o Back To Bedlam. Por enquanto eu dou por empate =)

Mas apesar dessa evolução musical, não tem jeito: o povo que torce o nariz pro James Blunt continuará torcendo o nariz. Pode ser questão de empatia, talvez. Mas eu acho que é picuinha mesmo =P

Enquanto isso, eu fico curtindo esse novo trabalho, e deixo vocês com Stay The Night, a primeira música de trabalho desse álbum:



4 comentários:

  1. James Blunt é considerado um fenômeno mundial e para provar este reconhecimento, ele foi recebido inúmeros prêmios desde o início de sua carreira, a partir de 2004 até a atualidade.

    James Blunt é um talentoso cantor britânico, compositor e músico, que encanta pessoas em todo o mundo.

    ResponderExcluir
  2. "James Blunt"...é tudo na minha vida"
    Estou feliz, ganhei de presente dos meus filhos ingrsso para finalmente realizar meu sonho... ver bem de pertinho o meu querido James!!!

    ResponderExcluir
  3. James... O melhor cantor!
    James faz parte da minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo ao Brasil, querido James!!!
    Por favor,

    volte muitas vezes Eu te adoro!!!
    Helena Rabelo.

    ResponderExcluir