segunda-feira, 7 de março de 2011

Plan B e a difamação de Strickland Banks


Olha, isso que eu posso chamar de um verdadeiro achado!

Enquanto muitos começaram o carnaval baixando a música da Liga de Justiça (que é trash e eu até gosto hahah), aproveitei pra ouvir o "The Defamation of Strickland Banks", segundo álbum de um tal de Plan B, que eu já havia ouvido falar muito bem a respeito.

Como sei que ele é completamente desconhecido aqui, deixe-me fazer a devida apresentação: Plan B é um rapper britânico que, num surto de ousadia e criatividade, resolveu lançar um álbum inteiramente voltado pro soul.

Imaginem algo como Eminem resolvendo cantar músicas da Amy Winehouse. Mais ou menos por aí heheh.

Se esse contexto parece meio esquisito, tudo fica bem explicado ao se ouvir o álbum: o cara teve uma ideia boa e arriscada, que poderia ter comprometido a carreira dele, mas soube executá-la de forma genial.

Misturando um soul com influências de rock e com direito a alguns raps em uma faixa ou outra, o trabalho se destaca facilmente das músicas "lugar comum" que costumamos ouvir nas rádios. Não é à toa que foi um dos 5 álbuns mais vendidos em 2010, no Reino Unido.

O projeto é bem ambicioso: além da mudança brusca de estilo (que não fez muita diferença pro público, já que o cara nem era famoso antes), o álbum conta uma história linear de um personagem fictício, chamado Strickland Banks.

As faixas vão narrando desde a ascensão do sujeito, passando por festas e excessos, terminando na prisão do cara por um crime que ele não cometeu.


Enriquecendo o projeto, os clipes lançados (foram seis até agora) mostram a vida desse Strickland Banks, desde o auge de sua fama até as dificuldades na prisão.

É bem interessante ver o mundo criado pelo Plan B. É quase um filme musical sobre a vida de um cantor de soul, que comete erros na sua escalada pra fama e acaba indo pra cadeia injustamente, embora não fosse santo.

O mais legal é que os clipes foram lançados aleatoriamente, contudo, se colocados na ordem certa, contam uma história linear, bem parecida com a do álbum (mas não exatamente igual).

Como eu sou gente fina e quero divulgar o trabalho do cara, vou entregar tudo mastigado e compartilhar os vídeos na "ordem certa".

Vale muito a pena gastar uns minutos pra apreciar esse ótimo trabalho! Recomendo sem ressalvas!



THE DEFAMATION OF STRICKLAND BANKS

PARTE 1: Introdução
MÚSICA: Stay Too Long

Esse clipe serve como introdução ao mundo do tal Strickland. Ele mostra o cantor de soul se preparando pra um show, enquanto vemos a vida de festas na qual ele tava inserido, se divertindo com amigos e conhecendo mulheres.




PARTE 2: Vida pessoal

MÚSICA: Writing's On The Wall

Aqui, nós vemos o Strickland finalmente entrando no palco. Ao mesmo tempo, conhecemos a vida pessoal dele. Basicamente, ele é casado com uma mulher, mas não lhe dá a devida atenção, preferindo farrear mundo afora e esquecendo do jantar que combinou com ela.




PARTE 3: Começo da queda

MÚSICA: Love Goes Down

Strickland se apresenta num programa de TV. Ao mesmo tempo, vemos ele e sua esposa em conflito nos bastidores. Nota-se que a relação está esgotada e o cara já tá agindo como estrela mal criada. No final, ele é abordado no programa por policiais e é preso.




PARTE 4: Julgamento e Condenação

MÚSICA: She Said

O clipe mostra Strickland num interrogatório e num tribunal. Flashbacks mostram o cara com uma morena, que já era vista nos clipes acima, e depois ela no tribunal, acusando-o de algo que não ocorreu (subtende-se que seja estupro, embora ele só tenha dado o fora nela). No final, ele é condenado.




PARTE 5: Prisão

MÚSICA: Prayin'

Aqui começa a fase de agonia do Strickland: condenado injustamente, ele se vê preso e envolto a criminosos. O clipe mostra as confusões que ocorrem ali e o desespero dele. Escrevendo a respeito, a coisa parece tensa e sombria, mas o clipe e a música até dão uma aliviada no tema.




PARTE 6: Reflexão

MÚSICA: The Recluse

Continuando o drama acima, vemos Strickland encarcerado numa solitária da prisão, onde ele começa a relembrar a vida lá fora e como ela já estava se deteriorando. O vídeo meio que faz um balanço geral da história, mostrando tanto o ante e depois da condenação injusta.




Eu ouvi dizer que Plan B pretende lançar um sétimo vídeo. Não sei se é verdade, mas vai ser interessante ver onde ele será encaixado nessa história.


Assistam e apreciem esse bom trabalho! É sempre legal ver artista tentando fazer algo diferente, pra variar do marasmo.

E procurem o álbum, pra conhecer o projeto na íntegra!

2 comentários:

  1. Caramba, que legal ver Plan B aqui!!! Conheci a alguns meses atrás esse álbum( cheguei inclusive a fazer uma postagem no meu blog sobre ele!!) e não consigo largar! Extremamente viciante!!!
    O projeto também é bastante criativo e deixa as pessoas na expectativa de lançamento do próximo clipe não somente em busca de novidade como para saber também qual parte da novela será encaixada!!!
    Só para acrescentar: parece que ele recebeu uma premiação com melhor cantor na Brit Awards, e depois de ouvir esse cd compreendo!!

    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  2. O prêmio eu não sei, mas ele se apresentou no Brit Awards e foi muito bacana!!

    O cara é extremamente afinado e manda bem tanto no rap quanto na cantoria...

    Esse projeto tá fazendo o sucesso merecido =)

    ResponderExcluir