terça-feira, 28 de setembro de 2010

Amor, Saudade e Seguindo em Frente

Perder um ente querido talvez seja uma das dores mais fortes que alguém possa sentir nessa vida.

Infelizmente, sei bem como é essa sensação.

Não sei se quem passa por aqui já sabe (se for alguém que me conhece pelo Twitter ou Orkut, provavelmente sim), mas estou de luto por uma das pessoas mais incríveis que passaram por minha vida: Meu Pai.

Aliás, a pessoa que me trouxe à vida... E que me educou, me deu carinho e proporcionou todas as condições possíveis para eu ter uma vida mais próxima da felicidade plena.

Posso dizer que em 22 de setembro eu perdi meu chão; perdi meu ponto de referência. E a saudade só não é maior por falta de espaço.

Só não perdi o equilíbrio porque perdê-lo seria ir de encontro a todos os ensinamentos do meu grande pai, que sempre pautou sua vida na tranquilidade e transmitia uma sensação de equilíbrio fora do comum.

Já chorei horrores nas horas em que me permiti enfraquecer; Já consolei bastante minha família, nas horas em que consegui me fortalecer; Já fiquei divagando horas, lembrando daqueles momentos que, mesmo pequenos, se tornam especiais... Enfim, com a partida dele, tudo o que me restou foi saudade.

E, mais do que tudo, me restou amor.

Por mais dolorosa que seja a perda, o amor cultivado durante todos esses anos permanece. E só tende a crescer.

Ficam as boas lembranças, as lições aprendidas, as experiências compartilhadas... E aos poucos a gente vai tentando tocar a vida pra frente.

Hoje foi o sétimo dia desde o fatídico dia... Ainda tem muita estrada pela frente, mas sei, bem lá no fundo, que as coisas se ajeitarão. Tudo no seu devido tempo.

Hoje, também, me veio à memória uma das minhas canções favoritas do U2, chamada Walk On. Lembro que desde a adolescência tinha um carinho especial por essa música, a qual eu sempre deixava tocar naqueles momentos de tristeza.

Era certeiro: de alguma forma estranha, essa música me confortava e me fazia sentir bem. Não sei se é a letra, a melodia, a voz do Bono... mas essa canção sempre conseguia me confortar.



Como diz a música: O Amor é tudo o que você não pode deixar pra trás... E nessas horas de perda e saudade, esse é um conceito que pretendo - e preciso - cultivar.

O vídeo acima já traz a letra original, então vou postar apenas a tradução:

Walk On (Continue Em Frente)

E o amor não é uma coisa fácil
É a única bagagem que você pode trazer
Amor não é uma coisa fácil
A única bagagem que você pode trazer
É tudo o que você não pode deixar para trás

E se a escuridão for nos separar
E se a luz do dia parece estar muito longe
E se seu coração de vidro se partir
E por um segundo você quiser voltar atrás
Oh, não, seja forte

(Refrão)
Continue em frente, continue em frente
O que você conquistou, eles não podem te roubar
Não, eles não podem nem sentir isso
Continue em frente, continue em frente
Mantenha-se seguro esta noite

Você está arrumando a mala para ir a um lugar
Onde nenhum de nós esteve
Um lugar no qual se tem que acreditar para se ver
Você poderia ter voado para longe
Um pássaro cantando em uma gaiola aberta
Que só irá voar, só voará pela liberdade

(Refrão)
Continue em frente, continue em frente
O que você conquistou eles não podem te negar
Não podem te vender, nem podem comprar
Continue em frente, continue em frente
Mantenha-se seguro esta noite

E eu sei que dói
Como o seu coração se partiu
Você pode aguentar mais um pouco
Continue em frente, continue em frente

Lar
Difícil saber o que é
Se você nunca teve um
Lar
Eu não sei onde é
Mas, eu estou indo
Lar!
É onde o seu coração está

E eu sei que dói
E o seu coração, ele se partiu
E você pode aguentar mais um pouco
Continue em frente!

Você tem que deixar para trás:

Tudo o que você produz
Tudo o que você faz
Tudo o que você constrói
Tudo o que você quebra
Tudo o que você mede
Tudo o que você sente
Tudo isso você pode deixar para trás
Tudo o que você raciocina, é apenas tempo
E eu nunca estarei acima do que procuro
Tudo o que você percebe
Tudo o que você fala
Tudo que você veste
Tudo o que você vê
Tudo o que você criou
Tudo o que você fez...

2 comentários:

  1. Tem uma música antiga e linda da Nikka Costa que no refrão diz "I close my eyes so I can be with you . Oh baby, be strong for me..."
    Uma coisa que notei, é que tudo ele colocava a palavra "cara" hehe
    então ele deve estar dizendo "Cara, seja forte!" Como vocês mesmos seguem a doutrina espírita, sabem que estamos aqui apenas de passagem então deves entender quando ela diz "Baby be strong for me".. o mesmo seria "Cara, e tudo o que te ensinei? tudo o que te mostrei? tudo o que te passei? Agora é contigo, cara! Segue daí que eu tô bem aqui."
    e no que fraquejares, quando vacilares...
    sabes que tenho o meu colo todo quentinho aqui.
    te amo!

    ResponderExcluir
  2. Seria ótima uma avaliação sobre The Fray ou One Republic,:D

    ResponderExcluir