quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Alicia Keys em show especial

Dia 1º de dezembro, como a maioria já sabe, foi o dia internacional do combate a AIDS.

Para celebrar essa data, e de quebra divulgar seu novo trabalho, Alicia Keys promoveu um show exclusivo em NY, que foi transmitido no Youtube, ao vivo, pro resto do mundo.

Eu não tive saco de ver o show ao vivo (ou melhor, não estava com conexão decente na hora =P), mas hoje parei pra conferir as apresentações... E só tenho uma palavra pra tudo: FODA!

Acredito que o mini concerto não tenha durado nem meia hora, mas foi bem legal. Com um piano ao alcance das mãos e uma calça da @bsoluta /piadaregional colada nas pernas, Alicia Keys deixa um monte de cantora no chinelo!

Bom, vou deixar o papo furado de lado e pular logo pras performances... Começando com os antigos sucessos:


FALLIN'



NO ONE



WRECKLESS LOVE




Além das músicas já conhecidas, Alicia também acrescentou ao repertório algumas canções do The Element of Freedom, álbum a ser lançado ainda esse mês:

DISTANCE AND TIME



TRY SLEEPING WITH A BROKEN HEART




sábado, 14 de novembro de 2009

John Mayer: Resenha de Battle Studies

No dia 17 de novembro, o cantor norte-americano John Mayer lança seu quarto álbum de estúdio, chamado Battle Studies.

No entanto, nem é preciso esperar essa data pra ouvir o cd: o álbum já caiu na rede já é possível ouvir todas as faixas.

Bem, eu tava esperando um bocado por esse cd, então acabei preparando uma espécie de resenha sobre cada faixa... Acho que é a primeira vez que eu (perco tempo) faço isso no blog, vamos ver se eu continuo a fazer isso futuramente heueheue:


ÁLBUM: BATTLE STUDIES
ARTISTA: JOHN MAYER


1 - Heartbreak Warfare

Essa já tinha vazado há algum tempo e foi a melhor opção pra abrir o álbum. Com uma sonoridade que lembra um pouco o U2, Heartbreak é uma mistura da sonoridade habitual do John Mayer com novos elementos. Uma das minhas favoritas!

2 - All We Ever Do is Say Goodbye

Essa faixa é “John Mayer” do primeiro ao último acorde de violão heueheu. Poderia estar em qualquer álbum dele, que não ficaria deslocada... E é muito boa! Por enquanto, a minha balada favorita do cd.

3 - Half of My Heart

Eu lembro de ter visto um vídeo no youtube mostrando o John no processo de composição dessa música... O resultado acabou ficando muito bom! E ele ainda enfiou a Taylor Swift (cantora pop/country que bomba nos States) pra fazer backing vocal.

4 - Who Says

Essa é primeira música de trabalho do álbum e, pra ser bem sincero, achei essa escolha um equívoco. A música é até legal, mas é muito paradona. E com músicas mais interessantes no álbum, ele poderia ter escolhido outro carro-chefe pro álbum.

5 - Perfectly Lonely

Depois do marasmo da faixa anterior, Perfectly Lonely chega pra animar as coisas! O vocal do John tá bem bacana e os arranjos grudam logo de primeira. Um das minhas favoritas do cd!

6 - Assassin

Outra balada do cd, mas não tão paradona quanto Who Says... os solos de guitarra movimentam a música e a bateria impede que a canção fique chata, embora seja uma das faixas mais longas.

7 - Crossroads

Aquele tipo de música “curta e grossa”: mal dura 2 minutos e meio, mas se torna uma das mais marcantes, com a vibe cool e os arranjos mais animados, que têm destaque na hora do solo.


8 - War of My Life

De volta a mais uma balada, essa faixa não chamou tanto a minha atenção, mas é uma boa música... e é melhor que Who Says (sim, eu não fui com a cara de Who Says...heueheu)


9 - Edge of Desire

Outra balada bacana do cd... aliás, esse álbum tá recheado delas hauhauahauahau Ótima letra e instrumental caprichado... Foi pra lista das minhas favoritas!

10 - Do You Know Me

Outra música “curta e grossa”, só que dessa vez mais lenta. É praticamente voz e violão, com poucos elementos extras. Uma faixa legal porém inócua, que não incomoda e nem vira a favorita de ninguém.

11 - Friends, Lovers or Nothing

Assim como Heartbreak Warfare foi a melhor decisão pra abrir o álbum, essa faixa foi a escolha ideal pra encerrar o trabalho.

Uma das canções mais legais do John, que reúne todas as características que tornaram o cara famoso: os acordes no violão/guitarra, o arranjo inspirado, as variações vocais, a letra bacana... Essa música poderia estar em qualquer cd dele e sempre se destacaria do resto.

E eu achei a música meio Beatles, não sei bem por que... hehehe

NOTA FINAL: 9,0 (perdeu um ponto por causa de Who Says hauahauhaua)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Música pra relaxar


Feriado em plena segunda-feira! Existe coisa melhor do que isso? heueheu

Aproveitando esse dia de descanso e completa preguiça, nada melhor do que colocar uma trilha sonora leve de fundo, com músicas tranquilas, dando o clima certo pra relaxar.

Embaixo, uma pequena lista das músicas que estou ouvindo hoje:



JASON MRAZ & COLBIE CAILLAT - LUCKY

Quer coisa mais relaxante que um dueto entre o Mraz e a Colbie? heueheu

Compositores de grande talento e cantores na linha "voz e violão", os dois resolveram fazer um dueto e dessa união surgiu Lucky, uma canção perfeita pra embalar aqueles momentos de descanso.

Aliás, essa música é ideal pra se ouvir a dois também =)




JACK JOHNSON - BETTER TOGETHER


Jack Johnson normalmente é associado a música de praia ou de surfista. Bom, não deixa de ser verdade rs.

Mas as músicas do Johnson também são ótimas pra escutar no carro, na frente do computador, deitado na cama... enfim, música pra toda ocasião! Especialmente nesse feriadão =)

Better Together é uma das minhas favoritas do cantor. Melodia e letra simples, mas quem disse que uma música precisa ser mega produzida pra ser boa?




NORAH JONES - CHASING PIRATES


Música recém-saída do forno, Chasing Pirates é o novo single da Norah Jones, que está pra lançar um novo álbum nesse final de ano.

Não sou um exímio conhecedor do trabalho da Norah, mas essa canção eu achei bem legal!

Ao invés de uma performance ao vivo, eu vou colocar o clipe mesmo, pois eu achei ele bem criativo =)




JASON CASTRO - LET'S JUST FALL IN LOVE AGAIN


Mais uma canção na linha "voz e violão", mas dessa vez com uma pegada mais animada.

Eu classifico essa música do Jason Castro como uma "wake up song": aquele tipo de música ideal pra ouvir assim que acorda, pra começar o dia já de bem com a vida :)




JOHN MAYER - CLARITY


Pra encerrar essa pequena lista, nada melhor que uma canção do John Mayer!!

John vai lançar novo álbum agora em novembro, mas sobre esse trabalho eu deixo pra escrever mais tarde... Por enquanto, eu vou escutando as músicas antigas deles, que são ótimas pra ouvir encostado num canto e relaxando =)

Catei uma versão acústica bem maneira de Clarity no Youtube... Incrível como esse cara manda bem! Quando crescer quero ser assim =P






sábado, 24 de outubro de 2009

Let's Dance


Se você detesta música dançante/animada, então 2009 provavelmente não foi o ano mais interessante, musicalmente falando.

Se existe um estilo musical que mais bombou foi do pop mesclado com batidas eletrônicas. Artistas que já faziam essa linha ganharam popularidade, enquanto outros que faziam algo diferente se adaptaram às vontades do mercado, adicionando o ritmo eletrônico ao seu repertório.

No meio disso tudo, também houve o surgimento de muito artista novato (e oportunista) aproveitando a nova crista da onda, tentando achar um lugar ao sol. Mas como não poderia deixar de ser, só alguns vingaram realmente.

Embora rock seja meu estilo musical favorito, eu confesso que curto bastante essas músicas mais dançantes... Essa é a vantagem de ter um gosto eclético =)

Aproveitando que hoje é começo do final de semana (e que vai ser esticado por um feriado na segunda-feira, aqui na minha cidade), vou entrar no clima de festa aqui no blog e postar algumas músicas "dançantes" que eu curto bastante.

TAIO CRUZ - BREAK YOUR HEART

Sucesso no UK, Taio chegou ao topo das paradas britânicas com essa música feita diretamente pra balada. Antes dessa onda "dance", o cantor era mais na linha R&B, mas sempre teve um pé voltado pra batidas mais animadas.

Logo, a mudança acabou não sendo tão radical... E o que importa mesmo é que a música ficou ótima:




ALEXANDRA BURKE - BAD BOYS

Diferentemente do Taio, Alexandra é uma artista novata que já começou a carreira nessa pegada mais dançante.

Espécie de Beyoncé européia, Alexandra foi a vencedora do X-Factor 2008 (imaginem um Ídolos da Record em versão britânica) e já fez bonito com Bad Boys, sua primeira música de trabalho, pegando o topo das paradas lá no Reino Unido.

Com um estilo em alta e com a participação do rapper Flo Rida na música, não vou ficar surpreso se ela começar a fazer sucesso nos EUA e no resto do mundo no ano que vem.

Do clipe, eu destaco a cena final, que é quase um "Thriller no gueto"... hueheueh




BLACK EYED PEAS - MEET ME HALFWAY

Figurinha carimbada desse blog, acho que eu não preciso nem perder tempo falando sobre eles... heuheu

Meet Me Halfway é o novo single da banda e já está caminhando rumo ao sucesso. Mesmo sendo menos agitada que I Gotta Feeling ou Boom Boom Pow, essa música ainda tem uma pegada boa o suficiente pra balançar o corpo =)

Ah, e o vídeo ficou bem criativo... Destaque pra Fergie na floresta e pra ideia de colocar um elefante na lua heheheh



JAY SEAN - DOWN

Jay Sean, assim como a Alexandra, é um desses artistas novos que já chegaram botando o povão pra dançar.

Como ele está começando a carreira nos EUA, a sonoridade dele mistura a batida dance com R&B, e ainda tem participação do rapper Lil' Wayne pra deixar a coisa bem americanizada.

Mas não importa qual seja a mistura de estilos, a verdade é que Down é mais uma música pra engrossar o coro dessa onda dance. Nos states deu certo e a canção já ficou umas 2 semanas no topo da Billboard.

O clipe é meio simples, mas pra um cantor iniciante tá de bom tamanho =P






De volta ao batente...


Todo mundo que possui ou já possuiu um blog sabe que, de tempos em tempos, a gente fica meio saturado de postar. Junte-se a falta de vontade com o excesso de compromissos fora do "mundo online", e o resultado é o total abandono do blog.

Eu já havia reparado que o Dispensa estava meio largado (culpa exclusivamente minha... não dá nem pra jogar a responsabilidade pra cima de alguém... heueheue).

Mas eu me assustei ao ver que estava há quase 2 meses sem escrever nada... =O

Na realidade, eu já tive vontade de comentar e compartilhar algumas coisas aqui, como o novo álbum da Colbie, as novas músicas do John Mayer e OneRepublic, dentre outras novidades. No entanto, a preguiça falou mais alto. =P

Então, aproveitando um momento de folga nesse final de semana - e enquanto a vontade não passa hehehe -, resolvi tirar a poeira do Dispensa e voltar a compartilhar algumas coisas que encontrei por aí.

Fiquei impressionado com o fato do blog ter recebido um bom número de visitas mesmo em época de abandono total... Sinal de que existe pelo menos alguma coisa que preste por aqui ... Acho! heueheuheu

Aguardem por novos posts... vou procurar ser mais assíduo... :)


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Novidades Musicais


Ando meio sem tempo pra fazer aqueles posts especiais, então, pra variar um pouco, vou fazer uma salada musical e compartilhar aqui algumas novidades que catei pela internet.

Alguns desses artistas eu já havia comentado por aqui, outros são assunto inteiramente novo, mas o importante é que é tudo de bom gosto =D.

Como ando ouvindo muita coisa do UK esses dias, resolvi fazer uma filtragem e comentar apenas sobre que anda rolando por lá (mas só o que vem me agradando, óbvio heheh).

ATHLETE - SUPERHUMAN TOUCH

Athlete é uma banda de pop-rock que já emplacou alguns hits no Reino Unido. No final de agosto, eles lançaram um novo álbum por lá, e o primeiro single se chama Superhuman Touch.

A música é muito bacana, com uma batida bem anos 80... O clipe também ficou caprichado, deixando a música mais envolvente:



PIXIE LOTT - BOYS AND GIRLS

Pixie Lott é uma cantora de 18 anos que surgiu esse ano lá pelo UK. Alguns meses atrás, ela emplacou o hit Mama Do, que chegou ao topo das paradas. Dessa vez, ela lança o single Boys and Girls, que é uma canção bem animada e bacana de ouvir.

O primeiro álbum da Pixie será lançado agora em setembro... Enquanto o cd não saí, eu vou curtindo o novo single:



DANIEL MERRIWEATHER - IMPOSSIBLE

Daniel, que já foi assunto aqui no blog, está lançando o novo single do seu álbum de estréia.

Depois de ter estourado com Red no Reino Unido, dessa vez ele surge com a música Impossible. O sucesso do cantor já vem refletindo nos vídeos dele, que tão ficando cada vez mais bem produzidos.

O clipe de Impossible, inclusive, tá recheado de efeitos especiais...



PAOLO NUTINI - COMING UP EASY

Finalmente, outra figura já comentada por aqui: Paolo Nutini.

Depois de se reinventar musicalmente e agradar o povo lá no UK (o cd tá vendendo feito água no deserto), Nutini está lançando um novo single, chamado Coming Up Easy.

O clipe é meio sem noção, mostrando Paolo e um coelho bebendo em bares da cidade (hauahauhua)... mas o importante é ter senso de humor, não é mesmo? =D

sábado, 22 de agosto de 2009

Quebrando Recordes


No começo de junho, eu postei um tópico sobre o novo álbum do Black Eyed Peas, onde eu disse que não seria exagero antecipar que eles seriam a banda de maior sucesso de 2009.

E não foi exagero mesmo: essa semana, a banda liderada por Will.I.Am e embelezada pela Fergie conseguiu um feito histórico nos EUA, se tornando o grupo/artista que permaneceu por mais tempo no topo das paradas.

No total, o B.E.P. já soma 20 semanas no topo do Hot 100 da Billboard, sendo que 12 semanas foram com Boom Boom Pow e as últimas 8 com I Gotta Feeling.

O grupo quebrou o recorde que até então pertencia ao cantor de R&B Usher, que havia permanecido em #1 por 19 semanas em 2004.

O mais impressionante é que I Gotta Feeling deve se segurar mais um pouco em primeiro lugar, já que a música ainda não mostrou sinal de enfraquecimento...

JASON MRAZ ALCANÇA A GLÓRIA


Aproveitando o assunto recorde, não podia deixar de mencionar outro feito inédito que ocorreu essa semana, também nos EUA.

Jason Mraz, cantor do sucesso I'm Yours (se você ainda não conhece essa música, você provavelmente estava perdido em Marte!), completou nada mais do que 70 semanas na parada de singles da Billboard.

Ultrapassou o recorde da cantora LeAnn Rimes, que havia permanecido por 69 semanas com "How Do I Live", nos anos 90 (você pode até não lembrar da cantora, mas a música é fácil de reconhecer hehehe).

O detalhe curioso é que a música do Mraz nem precisou chegar ao topo das paradas pra fazer sucesso. A longevidade é que garantiu isso.

I'm Yours entrou no Hot 100 da Billboard em 03 de maio de 2008 e permanece lá até hoje, mais de 15 meses depois. Além disso, a canção é o terceiro maior single digital na história dos EUA, tendo vendido mais de 4.400.000 milhões de downloads legais.

Com tanta música mega produzida, quem diria que uma música tão simples e despretensiosa conseguiria tal façanha...

domingo, 26 de julho de 2009

Halo X Already Gone

É bem comum ver artistas diferentes lançando músicas muito parecidas. Às vezes isso ocorre por causa do produtor (que é o mesmo pra ambas as músicas), ou então por pura falta de criatividade mesmo.

Recentemente, um caso que vem chamando bastante atenção é a semelhança entre Halo, da cantora norta-americana Beyoncé (que tá tocando em Caminho das Índias e virando febre aqui no Brasil) e Already Gone, balada recém lançada pela também norte-americana Kelly Clarkson.

Ambas escritas e produzidas pelo mesmo sujeito (Ryan Tedder, o vocalista da banda OneRepublic), a similaridade chega a ser absurda: com a exceção da letra, a melodia é MUITO idêntica.

Mesmo a música da Beyoncé ser mais puxada pro R&B e a da Kelly mais pro pop, é bem fácil cantar a letra de uma em cima do instrumental da outra.


Nessa situação, quem sai ganhando é a Beyoncé. Halo está no álbum I am... Sasha Fierce (2008) e virou single primeiro, no começo de 2009, ganhando o mundo e já sendo facilmente reconhecida pelas batidas.

Already Gone faz parte do álbum All I Ever Wanted (2009) e só agora está sendo lançada como música de trabalho, meses depois de Halo ter caído no ouvido do povão.


O curioso é que Already Gone foi escrita e produzida antes, mas não tem jeito: lançou primeiro, o que vem depois parece cópia...

HALO

Halo é, na minha humilde opinião, uma das melhores canções da Beyoncé. Além da batida marcante (e que se repete em Already Gone) a letra da música é bem bonita.

Pro povo que não fez cursinho de inglês (ou que nunca presta atenção na letra... heheh), aí vai o clipe com legenda em português, pra ajudar a compreender a música:




ALREADY GONE


Apesar do fardo de ser parecida com Halo, a música da Kelly também é muito maneira.

Pra ser bem justo, Already Gone possui elementos próprios na melodia, que não existem na música da Beyoncé. Mas as similaridades acabam falando mais alto e fica quase impossível não notar o ritmo parecido.


Pra quem não conhece ainda , aproveita e dá uma olhada no vídeo da canção, que acabou de ser lançado.



Already Gone tem uma letra muito boa. Se a gente tirar a superprodução (que é o detalhe que torna a música parecida com Halo), dá pra notar melhor como a música é ótima.

Aqui vai uma apresentação ao vivo da música, em versão acústica, que mostra bem como a música não precisa das batidas de Halo pra se tornar legal...



Aliás, essa versão acústica combina mais com o clima da música... às vezes menos é mais (e ainda evita as coincidências heueheuheu)

No final das contas, o Ryan Tedder foi bem cara-de-pau em ter vendido a mesma melodia pra duas cantoras diferentes gravarem...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Viciando em The Script

Eu já tenho o álbum do The Script no meu computador há algum tempo, mas ainda não havia parado pra escutar o cd com a devida atenção.

Antes tarde do que nunca: depois de pegar o álbum homônimo da banda irlandesa pra ouvir com calma, acabei, finalmente, me rendendo ao trabalho deles.

Pra quem não conhece, The Script é um grupo de pop rock que surgiu em meados de 2008 no Reino Unido. E com apenas um álbum lançado, eles já fizeram um bom barulho, vendendo mais de 1 milhão de cópias apenas no UK.

Com um vocalista que possui um timbre parecido com o do Sting (pelo menos pra mim hehehe), e com arranjos que lembram, em algumas faixas, o som de bandas como The Police e Maroon 5, The Script conquista pela familiaridade.

Entretanto, o grupo irlandês vai além e demonstra uma boa dose de personalidade, com letras inteligentes e versos rápidos, que acabam conferindo uma cara própria à banda.


Minha faixa favorita do álbum é, disparada, The End Where I Begin... Mas como essa canção não é música de trabalho, não consegui encontrar clipe ou performance ao vivo bacana pra colocar aqui =/

Mas tudo bem... No lugar, eu compartilho um live de Breakeven (um dos singles do cd):







sábado, 11 de julho de 2009

Próxima Parada: Alemanha

Andei reparando que, inconscientemente, tenho feito uma verdadeira viagem musical aqui no blog, falando de artistas ou bandas de diversos cantos do mundo (menos o Brasil, coitado... hehehe)

Nesse "passeio musical", já circulei pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales e, mais recentemente, Austrália. =D

Aproveitando esse clima, faço uma nova parada em um novo país, ainda não comentado aqui: Alemanha.

Pra falar a verdade, pouco sei sobre as músicas que rolam por lá. E dos poucos artistas que conheço, TODOS cantam em inglês. Mas quantidade não significa qualidade, e essas poucas bandas que conheci são demais!

REAMONN

Essa, sem dúvidas, foi uma das melhores descobertas que fiz esse ano!

Reamonn é uma banda que já tem um bom tempo de estrada na Alemanha. Já possuem cinco álbuns (o último lançado em 2008) e vários singles emplacados na parada alemã.

Baixei quase toda a discografia da banda e fico impressionado com a qualidade das músicas. É um grupo com potencial suficiente pra explodir ao redor do mundo. No entanto, por alguma razão inexplicável, Reamonn está limitado apenas ao seu país de origem.

Fiquei MUITO em dúvida sobre qual clipe destacar, mas acabei optando por Star. Além do vídeo ser maneiro, a música é belíssima e uma das minhas favoritas:




STANFOUR


Outra banda oriunda da Alemanha, mas um pouco mais nova.

Stanfour possui apenas um álbum, chamado Wildlife (2008), e quatros singles lançados. Mas esse único trabalho já foi o suficiente pra simpatizar com o grupo.

Fazendo um pop/rock que agrada facilmente aos ouvidos, eles têm como maior sucesso a música In your Arms.

O clipe é bem legal, mas eu tô até hoje querendo entender o que tá escrito nas legendas que aparecem no vídeo hauahaua (preciso entrar num cursinho de alemão heheheh):